PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos
O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é um documento que estabelece diretrizes para identificar e gerenciar os riscos inerentes as atividades da empresa, sejam eles químicos, físicos ou biológicos.O principal objetivo do documento é identificar, avaliar e propor medidas de prevenção para acidentes, além de comtemplar ações em caso de emergência. O PGR tem a finalidade de controlar riscos que possam afetar os seguintes fatores:
- a qualidade do meio ambiente;
- a integridade física dos trabalhadores;
- a segurança da sociedade próxima ou não.
Funciona como um importante complemento da gestão, que garante orientações para conhecer os riscos da empresa para controle e atuação dentro dos requisitos de segurança, determinados pelas legislações em âmbito federal, estadual e municipal.
Portanto, é um requisito legal determinado pela Norma Regulamentadora n° 1, portanto, é um documento obrigatório. De acordo com a Portaria SEPRT/ME 1295 de fevereiro de2021, o prazo para atender os preceitos da NR 1 foi prorrogado para 2 de agosto de 2021.
O PGR é um documento que contribui de forma significativa para prevenir acidentes de trabalho, sendo importante para fornecer aos gestores informações relevantes. Permite que a gestão tenha o conhecimento necessário para agir de forma preventiva, evitando danos ao patrimônio e a saúde ocupacional.
Para garantir informações precisas, realistas e de acordo com as características da empresa, o PGR deve apresentar uma estrutura completa. É essencial contar com uma boa equipe e fazer os levantamentos, análises e ensaios necessários para compor um documento bem embasado, capaz de direcionar as ações.
Os requisitos básicos que o PGR deve apresentar são:
- Critérios de tolerabilidade;
- Estudo de análise de risco;
- Medições, ensaios e análises;
- Método de tomada de decisão;
- Termos de referência para elaboração de estudo de análise de risco;
- Termos de referência utilizados.
Uma gestão eficiente proporciona inúmeros benefícios para as empresas, pois evita acidentes e problemas que podem ser sérios e irreversíveis. O PGR é um documento indispensável, pois garante a saúde e higiene ocupacional, aspectos importantes para gerar produtividade.
Em outras palavras, elaborar um PGR é muito mais do que atender às tratativas legais. Ele auxilia no alcance de objetivos e metas do negócio, sem ter surpresas desagradáveis com acidentes que sempre se convertem em danos aos trabalhadores e as finanças.
Como você pode observar, saber o que é o PGR e definir estratégias para elaborá-lo é fundamental para orientar a gestão na sua empresa. Afinal, preservar a saúde dos colaboradores e proporcionar ambientes seguros é a base para o sucesso.